quinta-feira, 21 de julho de 2016

NANOTECNOLOGIA - MODELO ATÔMICO E MOLECULAR

COLÉGIO ESTADUAL EDÍLSON SOUTO FREIRE






DIAS D'ÁVILA-BA

2016





NANOTECNOLOGIA, MODELO ATÔMICO E MOLECULAR





CAMILA FERREIRA*
EMANUELLE DE MATOS*
IASMIN SILVA DE SOUZA*
ISABELA FERNANDES*
MATHEUS SANTOS*
POLIANA DA CRUZ*
VINICIUS LIMA*




Resumo: Este trabalho contém repostas a algumas perguntas relacionadas à nanotecnologia, ao modelo atômico e ao modelo molecular. As pesquisas feitas foram retiradas de sites seguros e de fácil acesso. Os interessados em saber mais podem olhar os links disponíveis no final desse post. 
Este trabalho foi designado pelo professor de física Samuel Nunes.


Palavras-chave: nanotecnologia, modelo atômico, modelo molecular.

Introdução:

Neste post pesquisamos sobre nanotecnologia, sobre os modelos atômicos, e sobre o modelo molecular. Mostramos em que materiais a nanotecnologia está presente, qual a sua importância para o Brasil, mostramos também o quanto ela evoluiu no decorrer dos anos. Mostramos o que é, quais os tipos e qual a importância dos modelos atômicos. E mostramos a historia resumida do modelo molecular.


Nanotecnologia

[1]

Já pensou em um avanço tecnológico tão grande em que você poderia cantar para uma flor e rejuvenescer? Isso porem, ainda não existe, mas chega perto disso, você pode até pensar que esse tipo de tecnologia é coisa da atualidade, mas já existia muitos anos atrás, desde a idade media, isso não é uma mágica é uma ciência chamada nanotecnologia.
Nanotecnologia é a ciência e tecnologia que trata das propriedades especiais de materiais muito pequenos. Ela está ligada a varias áreas de pesquisa e produção, como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia.

A nanotecnologia tem a capacidade de criar materiais mais fortes, finos e duráveis. A nanotecnologia pode também ser utilizada para fazer com que os objetos ganhem propriedades como impermeabilidade, antirreflexo, autolimpeza, resistência a raios ultravioleta e outros. 


Não se tem como saber ao certo quem foi o inventor da nanotecnologia. O termo “nanotecnologia” foi criado e definido no ano de 1974, pela Universidade Científica de Tóquio. 

Onde a nanotecnologia é utilizada

Hoje a nanotecnologia é utilizada em mais de 800 produtos, alguns deles nós nem temos ideia de que se trata de um produto com desenvolvimento nanotecnológico. 
A nanotecnologia é geralmente utilizada em tecidos, remédios, cosméticos, aparelhos eletrônicos, protetores solares, entre muitas outras coisas.

Tecidos 

As nanopartículas são aderidas ao tecido no momento de sua confecção. Através desses matérias nanos, os fabricantes conseguem alterar a funcionalidade dos tecidos dando-lhes características como repelência à insetos, à bactérias, umidade, etc. Exemplos: roupas inteligentes, colete a prova de balas, calcinha  contra celulites, etc.


Cosméticos

Os princípios ativos do hidratante são transformados em nanopartículas, o que facilita a penetração na pele, e tem outros produtos cosméticos que utiliza a nanotecnologia, exemplo: sabonete, shampoo, desodorante, etc. 


Remédios 


Ajuda a reduzir os efeitos colaterais dos remédios e melhorar sua eficácia. O fato de chegar até a célula em escala tão reduzida faz com o remédio chegue ao destino final e seja liberado na corrente sanguínea aos poucos para não matar as pessoas. Exemplos: dor flex, remédio para colesterol  


Aparelhos Eletrônicos


Sem a nanotecnologia não teríamos computadores, vídeo games e celulares tão modernos como os de hoje. Placas e chips microscópicos fazem parte do nosso cotidiano, quanto menor mais nanotecnologia contem. Exemplo: cartão de memória, HD, etc.


Protetor Solar


As formulas mais antigas de protetores usam partículas maiores, que é o que dá á maioria dos protetores sua cor esbranquiçada. Os protetores que contem partículas menos e menos visíveis não vão ser muitos esbranquiçada.


Todos esses produtos mostram a evolução da nanotecnologia no mundo.


A importância da nanotecnologia no Brasil

A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, porque a indústria brasileira terá de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia do país se recupere e retome o crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional oferece.

Possíveis problemas causados pela nanotecnologia


Como nada é perfeito, o uso da nanotecnologia pode causar um problema gravíssimo a nanopoluição. Ela é gerada por nanomateriais, a poluição formada por nanopartículas, pode ser muito perigosa. Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos. 

Modelo Atômico


É todo modelo científico que se usa para explicar os átomos e seus comportamentos, o modelo atômico nada mais é do que teorias sobre o formato do átomo. 

A importância dos modelos atômicos

Eles servem para representar a estrutura de um átomo. Existem vários modelos, e todos eles podem ser usados para representar um fenômeno a nível microscópico. Se for um fenômeno mais simples utiliza-se o modelo de Dalton, Se for outro mais complexo, então se usa o de Bohr

Modelo atômico de Dalton

Modelo de Dalton para o átomo, parecido com uma bola de bilhar
[2]

A estrutura da matéria é estudada desde o século V a.C., quando surgiu a primeira ideia sobre sua constituição. Os filósofos Leucipo e Demócrito afirmavam que a matéria não poderia ser dividida infinitamente, chegando a uma unidade indivisível denominada átomo.

Modelo de Rutherford

Modelo de Rutherford para o átomo, parecido com o sistema solar
[3]

No início do século XX, o cientista Ernest Rutherford, utilizando a radioatividade, descobriu que o átomo não era uma esfera maciça, como sugeria a teoria atômica de Dalton. Surgia assim um novo modelo atômico.

Modelo de Bohr

Modelo de Rutherford-Bohr para o átomo
[4]

De acordo com Rutherford, em um átomo, os elétrons se deslocavam em órbita circular ao redor do núcleo. Porém, esse modelo contrariava a física clássica, que segundo suas teorias, o átomo não poderia existir dessa forma, uma vez que os elétrons perderiam energia e acabariam por cair no núcleo.

Modelo de Thomson 

Modelo de Thomson para o átomo, parecido com um pudim de passas
[5]

Baseado em experiências com cargas elétricas, o cientista inglês Joseph John Thomson, no final do século XIX, concluiu que o átomo não era uma esfera indivisível, como sugeriu Dalton. A experiência que levou a elaboração desse modelo, consistiu na emissão de raios catódicos, onde as partículas negativas eram atraídas pelo polo positivo de um campo elétrico externo.


Modelo Molecular

[6]

Toda a história do modelo molecular nos revela a origem do conceito da existência na natureza, a ideia dos objetos fundamentais parecidos as ideias modernas de átomo e molécula tem suas origens no século V a.C. Ano depois essa ideia será trabalhada, muitas especulações na história de um jeito que os elementos ou os átomos podem interagir entre eles. 

Conclusão

Ao decorrer do trabalho fomos percebendo que a nanotecnologia está presente em diversas coisas do nosso dia a dia. A nanotecnologia aumenta a qualidade das coisas, ela está presente desde os cosméticos até os aparelhos eletrônicos mais avançados. Sem duvida a nanotecnologia é muito importante para todos nós. Mas para ter essa tecnologia avançada é necessário gastar um pouco mais, pois os produtos em que ela está presente custam mais caros do que os que não possuem essa tecnologia. Mas o principal problema da nanotecnologia é que ao utiliza-la podemos acabar deixando escapar nanopartículas que se espalham no ar podendo assim, causar uma nanopoluição, que pode ser muito perigosa pois não sabemos os efeitos que ela pode trazer.
Com relação aos modelos atômicos percebemos que eles são muito importantes pois eles podem ser usados para representar um fenômeno de nível microscópico dependendo do quão complicado for. O modelo molecular nos mostra a origem do conceito da existência humana. Por meio dela surgiram teorias de como é formada a estrutura do universo, surgiu também a teoria dos quatro elementos, entre outras.


Referências:

Tecmundo:

http://www.tecmundo.com.br/amd/2539-o-que-e-nanotecnologia-.htm

Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_at%C3%B4mico

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_modelo_molecular

Canaltech:

http://canaltech.com.br/o-que-e/ciencia/o-que-e-nanotecnologia/

Artigonal:

http://www.artigonal.com/ensinosuperior-artigos/nanotecnologia-quem-foi-o-inventor-4141598.html

Yahoo:

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110502104208AA3ESJA

[1]https://www.google.com.br/search+?q=foto+e+nanotecnologia&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj5pN3JppfOAhVLjJAKHSANB2oQ_AUIBigB#imgrc=VqN3xkt8zuKl-M%3A

[2]http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/evolucao-dos-modelos-atomicos.htm

[3]http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/evolucao-dos-modelos-atomicos.htm

[4]http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/evolucao-dos-modelos-atomicos.htm

[5]http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/evolucao-dos-modelos-atomicos.htm

[6]https://www.google.com.br/search?q=modelo+molecular&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWo8zxqJfOAhVMl5AKHZs_ABsQ_AUIBigB#tbm=isch&q=foto+de+modelo+molecular&imgrc=YyMWmrFz-Rg80M%3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário