sexta-feira, 22 de julho de 2016



COLÉGIO ESTADUAL
PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE



VELOCIDADE, ACELERAÇÕES E DISTÂNCIAS DOS ANIMAIS


DIAS D’ÁVILA 2016


Camila Victoria
Cassia Mota
Ester Silva
Geisa Andrade
Marcela Mendes
INTRODUÇÃO

 Iremos falar a seguir alguns cotidianos dos animais, terrestres, aéreos, aquáticos e micros.
 Vamos relatar o habitat deles, tirar as curiosidades que algumas pessoas tem, com exemplos detalhados sobre tais animais.
 Vamos descobrir também que podemos sim, saber a velocidade de alguns animais, o tempo limitado para cada distância, mas nem todas as pesquisas são completas.


 RESUMO

 Então, está bem claro que estamos falando quase tudo sobre cada animal que escolhemos. Cada animal tem sua velocidade, aceleração e distância. O que achamos mais incrível é que olhamos ou talvez vemos e não achamos nada de incrível, as vezes achamos alguns bonitos outros esquisitos, mas nunca paramos para pensar no que eles fazem ou seja a velocidade de cada um, a aceleração, a distância, o que come e como tratam seus filhotes e nesse mini-texto  falamos sobre alguns terrestres, aquáticos aéreos e micros e vimos a reprodução de cada um deles e que eles não raciocinam como nós, seres humanos, eles nascem, crescem se reproduzem e morrem.


  ANIMAIS TERRESTRES

De acordo com o site http://www.ninha.bio.br/biologia/animais_terrestres.html, todos os animais que vivem sobre a terra podem ser considerados terrestres. É a seleção natural que ajuda os animais a se adaptarem ao ambiente em que vivem. Os que não se adaptam vão morrendo antes de se reproduzirem e apenas os mais adaptados ao ambiente sobrevivem para ter filhos com as mesmas características, e igualmente adaptados.
O gnu, é descendente de bovinos primitivos e também são conhecidos como boi-cavalo, e pertencem a família dos bovídeos, que inclui bovinos, caprinos bubalinos e antílopes. Tem chifres ondulados que ajuda na defesa, quando ameaçados, podem enfrentar guepardos, hienas e leões. É capaz de correr 70 a 80 km/h e esta entre os animais terrestres mais rápidos do mundo.
Leão, um dos quatro grandes felinos, junto com tigre, onça e leopardo. O leão chega a pesar até 250 quilos. É o segundo maior felino, e pode atingir até 80 km/h.
Gazela-de-thompson, magras e ágeis, as gazelas se desloca sempre em bandos, as vezes se misturam a grupos de gnus e zebras. São localizadas na África, mais especificamente na etiópia, e se alimentam de capim, atingem 90 km/h.
Antílope pronghorn, tem a semelhança de uma cabra, possui uma musculatura muito forte nos quadris e patas traseiras, possibilitando que corram 100 km/h quando necessitam escapar de predadores.
Coiote, o canídeo da América do Norte, pode atingir até mais que o dobro do galo corredor que atinge 30 km/h. O coiote atinge 69 km/h, está habilidade foi desenvolvida para que seu cardápio não se restringisse a ave.
Leoa, caçadoras natas, as leoas são capazes de disfarçar a essa velocidade em uma curta distância, principalmente quando está caçando. Isso porque muitas de suas presas são muito velozes, como o gnu, pesa cerca de 180 kg, já os leões pesam 250 kg. As leoas atingem 80 km/h.
O guepardo, nenhum outro animal chega aos pés do guepardo, literalmente, quando o assunto é velocidade. Também conhecidos como chitas, possuem colunas muito flexíveis e patas com ranhuras de tração, anatomia que lhes permite correr de 115 até 120 km/h. É o animal mais veloz do mundo.

ANIMAIS AQUÁTICOS

 No mar, os peixes necessitam sempre de alguma coisa pra se proteger dos predadores e sobreviver. Uns utilizam seus dentes outros tem espinhos, e alguns usam a camuflagem. Alguns usam a velocidade para fugir dos predadores, e outros usam isso para caçar. Um dos animais aquáticos mais rápidos do mar, é o agulhão-vela, ele pode ser encontrado no oceano Atlântico, e no Brasil está presente em todo litoral. Tem um grande bico em forma de espada. E também pode ser chamado de sailfish, peixe-vela agulhão-bandeira, pode chegar a 3,4 metros de comprimento, atinge até 100 quilos, e é capaz de alcançar 109 km/h de velocidade. Tem o tubarão mako, que também pode ser chamado de tubarão Anequim , ele é encontrado em mares tropicas , e pode atingir até 4,3 metros de comprimento, chegando a atingir a velocidade de até 72 km/h. O peixe-boi é um mamífero marinho, pode chegar até 2,5 de comprimento, e pode chegar até a 300 quilos, este peixe se movimenta lentamente por ter nadadeiras pequenas do tipo pá, e ter muito peso. Em media os peixes-boi nadam com velocidade de 5km/h até 8km/h. Já o peixe-espada ,é um dos 5 peixes mais velozes, ele chega a atingir até 3,5m de comprimento, ele tem ossos que formam a sua mandíbula superior, o que dá aparência de uma espada. Além disso, os peixes-espada adultos não possuem dentes e quando a fêmea dá a luz, nascem cerca de 50 até 100 filhotes. Este peixe é bem veloz, pode atingir a velocidade de 97 km/h. O agulhão negro, também chamado de marlim negro ou espadachim negro, pode chegar a 800 quilos e atingir 5 metros de comprimento, e é um peixe bem complicado de pescar, normalmente em sua pescaria se usa um atum vivo como isca. Abita as águas do Oceano Atlântico. No Brasil está localizado na região Norte até a região Sudeste, chegando a atingir 129 km/h. E tem a orca, que está em ultimo lugar dos mais rápidos, é um mamífero que vive em todo tipo de oceano, apesar do apelido de “baleia assassina” a orca é mais parecida com golfinhos. Pode alcançar 9 metros de comprimento e 5,5 toneladas de peso. A velocidade máxima registrada segundo Guinness Book foi de 55 km/h.


ANIMAIS AÉREOS



 As aves são os animais aéreos mais velozes do mundo. Suas asas longas e bicos compridos dão sustentação e permitem deslizar com rapidez pelo ar, fazendo que as aves alcancem uma velocidade muito alta. A velocidade do voo pode ser medida de duas formas, uma horizontal e outra vertical, que é quando eles vão para atacar uma presa. O andorinhão-Mongol, localizado na china, Mongólia, Japão e Austrália, também conhecido como rabo-de-agulha, é sido medido. Ele possui pernas curtas que usa apenas para se agarrar a superfícies verticais. Fazem seus ninhos em fendas de rochas, penhascos ou arvores ocas e passam a maior parte do tempo no ar, vivem de insetos que pegam em seus bicos. O falcão gerifalte, se alimenta de pequenos mamíferos e de outras aves, pode eventualmente comer carniça. É capaz de caçar presas de até três vezes o seu peso, normalmente matando-as no chão. Está em quarto lugar do ranking de animais aéreos mais velozes, pode em voo horizontal chegar a velocidade de 130 km/h, e em vertical 209 km/h. Andorinhão real , localizado no Sul da Europa , continente Africano e na Índia, é facilmente identificadas pelo seu tamanho e por ter uma mancha branca na barriga. Possui pernas curtas e passam a maioria do tempo em voo a procura de insetos. Em voo vertical atinge 250 km/h, fazendo-se o terceiro pássaro mais rápido do planeta. A águia –real, localizada na américa do Norte, Europa, Ásia e no Norte da África, uma águia dourada pode atingir velocidades espetaculares de 240 á 320 km/h quando vão atrás de uma presa. Sendo menos ágil, a águia-real é muito semelhante e, até mesmo superior ao falcão peregrino em velocidades de deslizamento horizontal. O falcão peregrino, localizado em todos os continentes, menos a Antártica, é o animal mais veloz do reino animal, mais não é tão veloz no voo horizontal, ele sobe a grandes altitudes e depois mergulha abruptamente na posição vertical para caçar a sua presa a velocidades de mais de 320km/h. De acordo com o programa de nacional Geographic, a velocidade mais alta d um falcão-peregrino é 389 km/h.muito rápido, tem uma fama de chegar a atingir velocidades de até 170 km/h, embora nunca tenha.


CONCLUSÃO


Nesse trabalho falamos sobre a velocidade, aceleração e distância de alguns animais. Alguns não tínhamos nem conhecimento assim, existem animais muito rápido e muito lento. Explicamos de algum modo dos principais animais mais lentos e mais rápidos. Nesse trabalho adquirimos muitos conhecimentos sobre eles, velocidades surpreendentes.

PAGINAS: 04

quinta-feira, 21 de julho de 2016

                                            COLÉGIO ESTADUAL

                                  PROF. EDILSON SOUTO FREIRE


CINEMÁTICA NO TRANSITO EVITANDO ACIDENTES


                                                                      
                                                     Autores:
                                                                                                 Ana Carolina
                                                                                                 Bianca anjos
                                                                                                 Cleiton
                                                                                                  Elisângela cristo
                                                                                                   Laura santos

                                                                                                                                Prof.: Samuel


Resumo: O trabalho tem um objetivo de falar sobre varias duvidas que, 80% das pessoas se perguntam.

Introdução: Neste trabalho vamos falar sobre cinemática no transito evitando acidentes. Vamos falar como é possível evitar acidentes/ novas leis de transito/e descobrir “cinemática” o que significa? E como as leis da física são aplicadas no transito.

Texto: Como e possível evitar acidentes? Apesar do transito confuso e do aumento grande dos veículos, ainda assim e possível evitar os acidentes. Primeiramente depende do motorista se ele assume uma posição responsável do seu ato de dirigir, e seu veiculo encontra-se em boas condições ele não vai só se prevenir, mas vai salvar vidas.

Novas leis de transito:
Por causa dos grandes aumentos dos acidentes nas estradas tomam-se severas medidas para que esses grandes números de acidentes venham ser reduzido.

Algumas delas são:
Exigência de simuladores para autoescolas e a obrigatoriedade dos freios ABS para 10% das motos zero km são algumas das novas regras que começam a valer neste ano. Mas há outras que terão um maior prazo para serem colocadas em prática.
As vans escolares terão até fevereiro de 2017 para oferecer cadeiras infantis para crianças de até sete anos e meio, enquanto a resolução 142 do Conselho Nacional de Trânsito prevê a instalação de chips de identificação nos veículos.

O presidente interino Michel Temer sancionou nesta terça-feira a lei que torna obrigatório o uso de farol baixo em rodovias durante o dia. Quem desrespeitar a nova regra, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ficará sujeito a multa de R$ 85,13, além de receber quatro pontos na Carteira de Habilitação.
Manter os faróis acesos em luz baixa durante o dia já era medida obrigatória a ônibus, ao circularem em faixas próprias, e às motos. Para os carros, a obrigatoriedade ocorria dentro de túneis, independentemente do horário.
 “Cinemática” o que significa?
Cinemática tem o objetivo de falar como são feito os movimentos, ou seja, mudanças nas posições ao longo do período de tempo, e podemos usar a cinemática frequentemente no transito. 

Conceitos básicos da cinemática:

 

A cinemática apresenta alguns conceitos básicos que podem ajudar a entendê-la, sendo que é a partir deles que tudo que está relacionado a ela é criado, estudado e observado.


Conclusão:
Por causa dessas novas leis de trânsitos o acidente vem reduzindo seu índice em mais de 6,2% no período de 12 meses. Assim vemos também que com responsabilidade e consciência no transito e com a contribuição dos condutores teremos cada vez mais menos acidentes.




OBS: Esse tema foi dado as cinco alunos que ficaram sem grupo.